Presença Digital: 5 motivos para você tê-la no Comércio Exterior

O Comércio Exterior evolui belamente nas operações e em tecnologia, mas é curioso como empresas com mais de uma centena de funcionários e décadas de existência ainda não se preocupam em ter Presença Digital.


Não têm site (ou ele está super desatualizado), rede social, o Google Maps não sabe onde ficam e o e-mail ainda é daqueles gratuitos, tipo @gmail (quando não são @bol, @zipmail, aí é demais!)...


Então, se você ainda resiste ao potencial da internet, repense e dê uma chance. Para isso, vou lhe explicar o que é Presença Digital, os motivos para tê-la (não apenas no Comércio Exterior) e deixarei claro que ela não existe para substituir seu time de vendas.


O que é Presença Digital?


Antes de entrarmos no assunto, é importante que entenda o que é Presença Digital, pois ela se divide em duas categorias.


Presença Digital significa estar na internet e começa no básico da Presença Digital Passiva, que é quando você está presente com um site, nas redes sociais ou com uma conta de WhatsApp comercial.


Similar a uma vitrine, você está lá à disposição, à vista para quem lhe procurar.


Com a Presença Digital Passiva estruturada é possível começar a ter Presença Digital Ativa, que, de maneira simples, diz respeito às atitudes que você toma a fim de atrair pessoas na internet para olharem a sua vitrine, para que conheçam sua empresa, o que você vende, qual seu propósito, posicionamento...


Os motivos para ter Presença Digital no Comércio Exterior.


Não preciso apresentar estatísticas, quem é do ramo sabe como muitas empresas exportadoras, importadoras e prestadoras de serviço no Comércio Exterior negligenciam em ter um mínimo de Presença Digital.


Acreditam que isso é:

  • pura besteira;

  • custo; e que

  • não precisam, pois têm um setor vendas.

E por essa razão é que os motivos que listei abaixo vão abordar apenas a Presença Digital Passiva, pois sequer adianta pensar na Ativa se você não está em nenhum lugar da World Wide Web (a rede mundial de computadores) para ser encontrado... seria como anunciar sua empresa num outdoor sem informar endereço ou telefone para contato.


Você vai ter mais tempo.


Pense em todas as vezes que você foi interrompido porque alguém te ligou para perguntar:

  • seu e-mail para cotação, envio de currículo, envio de proposta...;

  • seu endereço;

  • o horário de funcionamento da sua empresa;

  • valores de produtos ou serviços; e

  • se você também faz X, Y ou Z.

Tudo isso e muito mais poderia estar informado em seu site e/ou suas redes sociais.


Claro que sempre tem os "mundiças" que preferem incomodar os outros do que tentar descobrir por conta própria primeiro, mas a maioria vai tentar conseguir essas informações na Internet antes de te ligar.


"Ah, mas essas interrupções são rapidinhas, não tem problema e é bom para me relacionar com os clientes..."

Dificilmente uma ligação perguntando o e-mail vai levar menos de 30 segundos, ainda mais se seu endereço precisa ser soletrado e pior ainda se precisar soletrar para alguém em outro país! 🤦🏽‍♀️


E não são apenas os 30 segundos multiplicado pelas militrocentas vezes que isso acontece.


Trata-se de uma interrupção que acaba com seu foco pois, além de precisar se concentrar novamente, existe o risco de procrastinar no cafezinho, no zap e nas redes sociais. Portanto, uma interrupção dessas pode facilmente consumir 10 minutos do seu dia para cada vez que acontece!


Comércio Exterior já é campeão em interrupções ao longo do dia por si só com tanto imprevisto que ocorre, qualquer redução nisso vai colaborar para a sua produtividade.


Credibilidade com novos clientes.


Não cabe nesse artigo tudo que lhe dá credibilidade: qualidade do produto/serviço, profissionalismo, ética, atendimento ao cliente...


São diversas virtudes que constroem sua credibilidade! Hoje em dia a Presença Digital é uma delas e não é prudente ignorá-la pois, quanto maior sua credibilidade, maior sua conversão de negócios.


Pensa comigo, um cliente seu falou bem de sua empresa para um amigo, essa pessoa anotou seu nome e telefone, mas antes de telefonar decidiu se preparar pesquisando sobre ela na internet, começando pelo seu site:

  • vai para o Google, o site não existe;

  • LinkedIn: nada;

  • Instagram, Facebook... Fotolog?! Nadinha.

Agora imagina que seu esse cliente também passou para essa pessoa o contato de um concorrente seu que, ao contrário de você, possui Presença Digital.

Para quem você acha que ele vai ligar primeiro?


Seus clientes atuais vão lhe conhecer melhor.


Por mais que você e sua equipe sejam uma máquina de vendas, em algum momento terão esquecido de apresentar um novo produto ou solução ou, pior, não apresentarão pois o cliente não estava qualificado como interessado nele... e assim é que se perde uma oportunidade viável de negócios.


No entanto, isso poderá ser eventualmente corrigido quando este cliente acessar seu site ou redes sociais.


É QUANDO mesmo: todo mundo acessa o site de alguém com quem se relaciona, seja para pesquisar o endereço ou por mera curiosidade.


E quando ele acessar esses canais é muito difícil que saia assim que encontrar a informação que buscava, sempre rola aquela passeada nos demais campos como:

  • Artigos;

  • Novidades;

  • Quem somos; e

  • Nossos produtos/serviços.

E lhe conhecer melhor não se limita às vendas que você realiza, os seres humanos querem conhecer as pessoas envolvidas, as novidades e as conquistas, tudo isso é importante para humanizar seu negócio, para pôr um ou mais rostos na sua marca.


Humanizar a marca também colabora na fidelização de clientes 😉


Seja encontrado (no Brasil E NO MUNDO TODO).


Sabe a frase “quem procura, acha”? Então, ela só funciona na Presença Digital se você existir nas ''internets" da vida...


E considerando que só no Google são realizadas por volta de 3,5 milhões de pesquisas por dia com certeza há nesse meio pessoas pesquisando por aquilo que você vende.

E, se você já exporta ou importa, seu site (que precisa ter uma versão em uma língua estrangeira, no mínimo) possibilitará atrair novos negócios além de nossas fronteiras, isso sem falar que é possível divulgar sua empresa no país e para as pessoas certas, gastando muito menos que um outdoor (assunto para o próximo texto).


Será o primeiro passo para começar seu Marketing Digital.


Assim que sua Presença Digital Passiva estiver consolidada, será questão de tempo para sentir os resultados positivos e estar pronto para começar a parte Ativa, através do Marketing Digital.


Seu site e redes sociais são seres vivos que precisarão ser alimentados com conteúdo para que eles cresçam e ganhem mais alcance e, assim, atraiam mais clientes em potencial.


Ou você acha que está lendo este texto por um acaso?




É mais fácil vender quando se tem Presença Digital.


Presença Digital, assim como o próprio Marketing, não vai substituir seu trabalho de vendas, pelo contrário, vai tornar suas vendas mais eficientes, além de aumentar sua conversão.


Pois todos os motivos apresentados vão colaborar nas vendas, seja com a credibilidade, seja porque os clientes em potencial já ouviram falar de você e dos seus produtos ou porque finalmente você terá mais tempo para se relacionar com seus clientes (porque as pessoas pararam de te ligar perguntando o seu e-mail).


Então a SC Vitola oferece serviços de Marketing Digital?


Não exatamente. Mas precisamos que os EXPORTADORES sejam ativos no mundo digital para que possamos conquistar a confiança de um número maior de importadores e que os IMPORTADORES também estejam presentes na rede, para que possam conquistar a confiança de um número maior de clientes e por que não, de seus próprios fornecedores. É um ciclo virtuoso. O ciclo virtuoso da internet! 😍


E você, querida(o) cliente e amiga(o)?


Sente os efeitos positivos da Presença Digital no Comércio Exterior? Seus clientes e prestadores de serviço estão presentes? O que falta para você ou para os outros melhorarem?


A SC Vitola auxilia empresas exportadoras expandirem seus negócios internacionais. Conheça nosso trabalho.